Livro/pesquisa - Pífanos do Agreste e Pífanos do Sertão disponibilizados para baixar

Os livros tratam do registro inédito sobre bandas de pífanos pernambucanas, fruto de extensa pesquisa que contribui para o processo de registro desses grupos como bem cultural imaterial pelo Iphan.

O material é bem ilustrativo com fotografias e são uma imersão no universo das bandas de pífanos no agreste Central e nos sertões do Moxotó, Pajeú e Central pernambucano, regiões onde se encontram esse tipo de expressão musical. Foram mapeados dezenas de grupos de várias cidades, incluindo Caruaru, cidade que colocou as bandas de pífanos no cenário nacional.

Por meio da coleta de dados com base em informações de documentos históricos, acervos das bandas, transcrição de partituras, depoimentos com músicos e mestres dos grupos, os livros mostram a formação tradicional das bandas e como elas adaptam-se aos novos tempos.

Atualmente a Página 21 está realizando a fase final do mapeamento e pesquisa nos sertões de São Francisco, Araripe e Itaparica. A publicação integra ações da Página 21 sobre o tema.

Link para os livros:

Arquivo(s) para download

compartilhe