Conheça as bandas que se apresentarão no Circuito Banco do Nordeste

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto / CE

É um grupo tradicional de pífanos da cidade do Crato, sertão do Cariri cearense. Surgiu ainda no século XIX, mais precisamente em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (José Aniceto). Uma das bandas mais conhecidas nesta forma de expressão musical no Brasil, Os Irmãos Aniceto, possuem vários registros sonoros de seus trabalhos, sendo o primeiro em 1978. Suas coregrafias foram criadas a partir do cotidiano do homem do campo, o que os diferenciam de outras bandas do gênero. A dança e a música dos Aniceto têm como raiz os primeiros habitantes do Cariri e se traduzem na formação ancestral do povo da região. Já percorreram diversos estados do Brasil e exterior.

 

Banda Cabaçal de São Sebastião/ PB

Seu Damião Pedro aprendeu a tocar pife com 14 anos, quando morava no Ceará. Ao chegar no município de São José de Piranhas na Paraíba, não tocava fazia um bom tempo. Mas, certo dia, fazendo a limpeza no sótão da casa de um amigo encontrou jogado num canto de parede toda empoeirada uma zabumba e uma caixa que pertenceram a uma velha banda cabaçal inativa. Prontamente,  Damião e seus colegas reativaram a cabaçal dando-lhe o nome de São Sebastião. Desde 1970 a banda é formada por agricultores que tocam tradicionalmente nas festividades religiosas do alto sertão paraibano. A banda participou do I Tocando Pífanos, encontro de bandas de pífanos que acontece em Olinda.

 

Banda Cabaçal Santo Antônio / CE

Referência no que diz respeito à cultura popular cearense, foi criada por Mestre Chico, músico e construtor de  instrumentos, em 1983, na cidade de Juazeiro do Norte. A banda se apresenta em festas populares na região do Cariri, onde tocam composições próprias e ritmos tradicionais locais, e desde então alegra os festejos tradicionais e de bairro com suas composições a partir de pífanos, caixa, pratos, zabumba e marchas do baião. Com CDs e DVDs gravados, o grupo já participou de grandes eventos como Feira da Música, Tangolomango, Festival Internacional de violeiros e violas, feiras internacionais, Lutheria Brasil e Mostra SESC Cariri das Arte, a Banda Cabaçal Santo Antônio, é considerada uma das referências da cultura popular do interior cearense.

+ Veja a programação do evento

 

Banco do Nordeste

compartilhe