Banda Miguelzinho do Jardim

Localização

Local: Bodocó – Pernambuco

A história de Miguelzinho do Jardim e a Sua banda de pífanos segue um roteiro mais comum visto no mapeamento:

Aprendeu a tocar pífano em talos de mamona, antes escondido dos tios; treinava de ouvido, tentando aprender principalmente os benditos e dobrados, em certa ocasião de um novenário um dos membros d banda faltou e foi dada uma chance a Miguelzinho, que desde então toca pífano. Foi em 1998 que ele fundou a própria banda e desde então ensina aos parentes mais jovens a arte de tocar e fazer os instrumentos.

A banda tem componentes da mesma família, com uma renovação notável – durante a entrevista pode-se perceber não só a presença de jovens já tocando na banda, como um entorno com significativo número de crianças interessadas no que se passava e principalmente na banda de pífano.

Vale salientar que a Comunidade do Jardim, em Bodocó, é relativamente pequena e não tem muitos atrativos lúdicos para os locais – nesse contexto as bandas de pífano ainda são uma atração musical valiosíssima, não apenas no tocante a religiosidade, mas como uma alternativa de entretenimento.

Miguelzinho mostra com orgulho uma zabumba que fabricou, cujo corpo foi fabricado a partir de um grande tonel de metal – isso fez com que o instrumento seja um tanto acima dos padrões em relação ao peso e tamanho, no entanto essas proporções são justificadas tão logo passamos a ouvir a zabumba ressoar.

A formação da banda é um quinteto, com a presença adicional de um triângulo, justificada como uma etapa do aprendizado em relação aos demais instrumentos: primeiro o jovem pega no triângulo, vai convivendo com os músicos, indo às tocadas, aprende de ouvido os ritmos, até que tenha a oportunidade (como uma substituição temporária de um músico) de tocar os demais instrumentos – os pífanos notadamente são o último degrau de aprendizado da banda, havendo quem passe a vida sem conseguir dominar o instrumento.

Músicos e Bandas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    AllEscort