Editorial

Na Trilha dos Pífanos

Nos últimos dez anos a Página 21 vem realizando o mapeamento e pesquisa sobre as bandas de pífanos no estado de Pernambuco. Foram percorridos cerca de quinze mil quilômetros em trilhas em estradas de asfalto, de terra, subindo serras, encarando secas e chuvas, resultando na identificação de 82 bandas, a maioria em atividade. Além dos números, nos interessa saber como essas bandas se encontram, suas diferentes formações, costumes, sua musicalidade.

Imaginávamos encontrar uma banda aqui, outra ali, mas, para nossa alegria, o que vimos, foi muito vigor e persistência na defesa da arte e da cultura. No entanto, temos muito a fazer – o reconhecimento oficial, a salvaguarda e a garantia da continuidade são primordiais para o fortalecimento dessa expressão.

Pensando em partilhar essas informações, inicialmente publicamos dois livros – Pífanos do Agreste e Pífanos do Sertão (também disponibilizados aqui). Agora, através do site tocandopifanos.com, traremos sempre novos conteúdos resultantes da pesquisa desenvolvida e abriremos também um canal que receberá colaborações (muito bem vindas!) de outros pesquisadores sobre o tema das bandas de pífanos.

Que essa nova trilha de compartilhamento de saberes, preocupações, felicidades e companheirismo, nos una ainda mais.

Viva as bandas de pifes!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    AllEscort